Qual a diferença de modista pra otaku?
Vou explicar primeiramente o que é um otaku, otaku é uma palavra trissílaba, paroxítona adjetiva negativa, trazida da cultura japonesa, sua tradução correta para português seria a palavra “fanático”, otaku é apenas uma palavra. Vou ser menos direto e te explicar melhor.
Em meados de 93 quando eu era garoto eu não sabia o que era isso,quando Cavaleiros do zodíaco virou febre,varias revistas sobre seriados de anime começaram a surgir para o publico fãs de cavaleiros, estas porem tinham um publico inominado, a animax foi à primeira revista onde o editor costumava chamar seu publico de otaku, pelo menos foi onde ouvi esta palavra pela primeira vez. Mas depois disso? O que era diferente do publico desta revista para as outras pessoas em geral? Resposta “nada”.
Vamos analisar pelo ponto de vista do anime, deixando o tokusatsu e os games de lado por enquanto.
Primeiramente o anime tem duas funções definidas:
1ª - Gerar lucro, essa função esta agregada à função de divertir, pois se é divertido as pessoas pagaram para assistir. Esta é a função do “entretenimento”.
2ª – Ensinar valores, demonstrar visualmente como conceitos abstratos podem influenciar em nossas vidas, a tal ponto de nos demonstrar o certo e criar um vinculo com os heróis segundo o desejo do autor. Esta é a função ”Cultural”.
Aqueles ditos modistas são pessoas que enxergam apenas a primeira função do anime, e nela se enraízam com a idéia de que é apenas mais uma forma de diversão. (assim como futebol, baralho, boliche ....)Na verdade não estão errados, pois a função do anime é divertir e assim gerar capital para a empresa que o criou, consumir tudo de uma marca originada de um anime, comprar musicas de bandas relacionadas e jogos, não fazem de ninguém otaku. São apenas pessoas consumindo produtos e se divertindo com anime. O Sentido de ser otaku varia muito de pessoa para pessoa, pois os próprios otakus não sabem o que é ser otaku. Vou simplificar e dizer qual o valor de ser otaku. Nenhum...
Como eu disse anterior mente otaku é apenas uma palavra, ela sozinha não representa nada, pois os valores atribuídos a ela pelo publico é que tem alguma importância, durante um tempo um grupo de jovens procurou pessoas que tivessem os mesmos interesses e conhecimentos, este grupo era menosprezado por ser diferente, e se unia apenas pela internet, o termo otaku foi imposto inicialmente como um xingamento a estas pessoas mas, estas deram a palavra um status de denominador comum, adotando-a como nomenclatura de pessoas que viam anime da mesma forma. Este publico era o de fãs que enxergavam a segunda função do anime, a função cultural,eles queriam ser os personagens e viver suas vidas como eles, pondo em pratica os valores aprendidos assistindo anime. Estas pessoas têm espíritos de crianças que acabaram de se entusiasmar com algo novo, são alegres e não tem preconceitos com diferenças, pois já foram discriminados por varias destas diferenças. Quando a palavra se tornou denominação de tribo, mais uma vez ela perdeu o significado, pois otaku não é nenhum tipo de classe jovem. vou explicar mais detalhadamente:
“o que une estas pessoas são seus gostos em comum, não uma roupa especifica ou tipo de sub cultura.” Por exemplo, eu não sou crente só por que tenho uma bíblia em casa, não sou fisiculturista só por que vou a academia pegar um pouco de peso, nem jogador de futebol por que tenho uma bola. É mais do que isto, estas pessoas são diferentes da maioria e por isto se sentem bem com pessoas parecidas com elas, à nomenclatura é mero rotulismo de meios de comunicação. Querem outro exemplo? O que é um roqueiro? Resposta: é um cara que escuta rock. Certo? Talvez não...
Se eu estou sem nada pra fazer e vou a um show de rock pra beber com uns amigos e paquerar, eu sou um roqueiro?Eu faria o mesmo em um forró ou em um pagode. eu ligo o radio e esta tocando legião,eu não mudo e vou varrer um cômodo da casa ou procurar outra coisa pra comer na geladeira,sou um roqueiro? A resposta é Não. Agora eu sou um fã que coleciona e se informa de todos os concertos de ledzepilin ou do Kiss, curte as musicas e tem a tradução de todos os discos em uma pasta, toco quitara e sei decorado todos os sucessos mais antigos. Acho que agora sim eu sou um roqueiro. Não basta ouvir roque tem de se entender a mensagem do roque e se identificar com ela, admirá-la e respeitá-la, pois ouvi-la, qualquer um com ouvidos pode, mas admirar e respeitar são coisas bem diferentes.
Trocando em miúdos de novo, qual quer pessoa pode assistir anime, mas, entender e respeitar aquilo que ele significa é um pouco mais, difícil. Estas pessoas se denominam Otakus não por querem, pois qualquer outra palavra poderia tomar esse fim. Assim como os Trackers, que são fãs de jornada nas estrelas, adotaram uma palavra para se denominar, os fãs de anime e cultura japonesa adotaram uma para se denominarem e a eleita foi Otaku. (como podia ser animeiro ou animaniaco ou naruteiro ou até japamaniaco.) Porem a denominação não se daria a todos que assistem a anime, pois apenas aqueles que tinham opinião formada sobre anime se encaixavam na denominação.Foi agregado a Palavra OTAKU um valor que a própria não possuía, sabendo-se que “otaku” era a pessoa parecida com as que se dominavam como tal na época,todos tentaram dizer aos outros o que significava otaku,quando isso na verdade varia de acordo com cada pessoa,Otaku é apenas uma palavra que denominava pessoas parecidas,não tem significado algum sozinha,o ideal é se denominar como fã.(fã de anime, fã de tokusatsu ,fã de J-music e de mangá.)
Concluindo esta introdução, o que esta em questão é: Qualquer um pode se chamar de otaku. (assim como pode se chamar de doido, forroseiro ou de fanqueiro.) Mas realmente ser um fã de Anime, tokusatsu e mangá não depende de uma nomenclatura mas sim de um estado de espírito e de uma paixão por um assunto que para outros é mero entretenimento.Fonte:http://erivas.multiply.com/journal/item/17
Jaaa Neee ^^